Previdência

O que é Previdência Privada?

É uma aposentadoria que não está ligada ao INSS. Ela é formada por Fundos de Investimento que têm como foco o resgate no longo prazo e a liberdade de montar o seu próprio plano.

Como funciona?

Nesse investimento, diferente do INSS, você tem liberdade total para montar seu plano de investimentos. Por exemplo, você escolhe quando fazer seus aportes e quanto depositar. Lembrando que o valor dos seus investimentos influencia na renda que você terá futuramente. Outra vantagem é que a cobrança e o valor dos impostos podem variar conforme a sua escolha.

Conheça mais

Características

  • RiscoAlto
  • Investimento mínimoAplicação inicial a partir de R$ 1.000
  • TaxasA partir de 0,8%
  • ResgateD+60
  • ImpostoPode chegar a 10% de Imposto de Renda (ver tabela)
Quais são as vantagens de investir em previdência?

Quais são as vantagens de investir em previdência?

Ao investir nela, diferente de outros Fundos de Investimento, você não precisa se preocupar com come-cotas. Ou seja, você fica livre da cobrança de imposto a cada 6 meses. Além disso, você tem a liberdade para montar o plano que mais se encaixa com seu projeto de vida. Isso inclui também a escolha de quanto pagar de imposto de acordo com seu perfil e objetivo.

Como é o rendimento desse tipo de investimento?

Como é o rendimento desse tipo de investimento?

A sua previdência vai render de acordo com Fundo de Investimento que você escolher. Ela segue a mesma organização de um Fundo, ou seja, um especialista toma conta do investimento de várias pessoas. Os fundos incluem diferentes aplicações, desde ações até títulos públicos, imóveis, entre outros. Cada investidor é dono de uma cota do fundo e recebe um valor proporcional de acordo com o rendimento ao longo do ano. Eles são sempre administrados por um gestor, que cobra dos investidores uma taxa para realizar esse trabalho. O diferencial desses fundos é que você tem opções mais vantajosas na hora de pagar seus impostos e traçar seus objetivos.

Como escolher a melhor opção?

Como escolher a melhor opção?

Na Easynvest temos opções para diferentes perfis e objetivos. Na hora de fazer a escolha é importante considerar quais são suas metas e qual é seu prazo para alcançá-las. Isso influencia, por exemplo, quanto dinheiro você precisará colocar e também de que forma você deseja aproveitar os rendimentos. Você pode tanto aproveitar uma renda mensal até o final da vida como fazer alguns saques maiores durante a aposentadoria, por exemplo. As escolhas incluem também o tipo de tributação, que pode obedecer a tabela progressiva ou regressiva. No caso da progressiva, o cálculo segue a tabela de Imposto de Renda anual sobre investimentos. Ela é ideal para quem deseja aproveitar no curto ou médio prazo. Já para a tabela regressiva, o percentual de imposto descontado varia acordo com o tempo que você deixar seu dinheiro. Quanto mais tempo, menor o imposto. Essa é a opção ideal para quem deseja aproveitar no longo prazo.

Como comprar?

Como comprar?

Para começar agora a planejar seu futuro, basta escolher um plano de previdência de acordo com seu objetivo de renda e quanto você deseja investir. Caso você já tenha um plano em outra instituição, basta fazer sua portabilidade sem pagar nenhuma taxa de entrada.

Previdência Privada: entenda tudo e comece a investir

Tenha todas as informações para efetuar sua portabilidade da Previdência Privada e garantir o futuro dos sonhos aqui na Easynvest.

Nossos canais

  • Youtube
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
Assista agora

Glossário do Investidor

Fique por dentro dos termos mais usados no mundo de Previdência!

PGBL

O Plano Gerador de Benefício Livre, ou PGBL, é a opção de pessoas que fazem a declaração completa de Imposto de Renda. Isso porque, optando por esse plano, você consegue deduzir até 12% da sua renda da base de cálculo do imposto. Você vai sentir a diferença na hora de pagar o imposto ou restituir. Para escolher esse modelo, você precisa contribuir para o INSS ou ser servidor público. Outro ponto importante! Na hora de resgatar o imposto incide sobre todo o valor, não só sobre o rendimento. O mesmo acontece se você optar por uma renda mensal, com imposto cobrado todos os meses.

VGBL

O plano Vida Gerador de Benefício Livre, ou VGBL, é a opção para pessoas que declaram o Imposto de Renda no modelo simplificado. Ele também é uma opção para quem já chegou aos 12% do PGBL e quer contribuir mais. Você não conseguirá deduzir o valor do investimento no cálculo do IR, mas na hora de resgatar e na declaração anual só precisa pagar o imposto sobre os rendimentos.

Tabela Progressiva

Os impostos cobrados sobre a sua Previdência Privada podem obedecer a duas tabelas de tributação, a Progressiva e a Regressiva. No caso da Tabela Progressiva, o valor de imposto cobrado depende da renda mensal que você receberá na aposentadoria. Para rendas menores, o imposto é menor e para rendas maiores, o imposto é maior. Essa tabela é a mais indicada para quem se aposentará logo ou deseja aproveitar os rendimentos no curto prazo.

Tabela Regressiva

A Tabela Regressiva é um dos diferenciais desse tipo de investimento. Nessa opção, a porcentagem de impostos cobrados diminui conforme aumentam os anos de contribuição. Ela pode chegar a apenas 10% nos planos mais longos. No entanto, as taxas começam altas e, se você planeja resgatar logo ou se aposentar dentro de poucos anos, a Tabela Progressiva pode ser mais vantajosa.

Taxa de Carregamento

A Taxa de Carregamento é cobrada por algumas instituições todas as vezes que você vai investir. Na Easynvest não cobramos nenhuma Taxa de Carregamento, ou seja, você pode investir livremente e sem precisar perder uma porcentagem do seu valor investido. Além disso, não cobramos também Taxa de Portabilidade para trazer um investimento de outros lugares para cá.

Taxa de Saída

A Taxa de Saída é cobrada por algumas instituições na hora de retirar seus investimentos. Ela geralmente é calculada sobre todo o valor que você tem investido, não só sobre os investimentos. Em alguns casos, essa taxa é cobrada por um período de permanência e, passado ele, você poderá retirar sem precisar pagar esse percentual.

Chegou a hora de investir

Desperte o investidor dentro de você em apenas três cliques

1

Abra sua conta

Primeiro, faça seu cadastro com a gente. Sem custos ou burocracias.

2

Defina seu perfil

Agora vamos nos conhecer um pouco mais. É nesse momento que descobrimos qual perfil combina mais com você.

3

Invista sem complicações

Tudo pronto. O poder de investir já está nas suas mãos. Vamos começar?

Produtos similares

Opções

Opções são uma maneira de investir que protegem seus ativos da oscilação do mercado. Podem envolver o dólar, o ouro, a soja, entre outros ativos.

  • Alta possibilidade de alavancagem
  • Garanta proteção das oscilações do mercado
Saiba mais

Mini-índice

O Mini-índice são contratos que negociam o valor do índice Ibovespa em um preço futuro.

  • Utilizado para estratégia de curto prazo
  • Também pode ser usado para se proteger das oscilações do mercado
Saiba mais

Fundos de Índice

Fundos de Índice são investimentos que seguem um índice composto de vários ativos, como o Ibovespa.

  • Diversifique sua cesta de ações mais facilmente
  • Boa rentabilidade para quem aceita os riscos
Saiba mais